segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Benvinda a casa, Xica!

Hoje concretizou-se o que ontem já esperávamos: tanto a Cristina como a Xica estão bem, logo tiveram alta. E estão cá em casa! Já não era sem tempo.
Antes, havia combinado com o meu Pai ir buscar-nos, caso se verificasse efectivamente a alta.
Logo pela manhã, e de acordo com o combinado, a Cristina ligou-me a confirmar que ia sair. Tratei logo de ir para o hospital, com o "ovo" para depois transportar a bébé.
A Xica portou-se relativamente bem durante a noite, e já respirava muito melhor, graças à administração do soro fisiológico.

Primeiro passou a obstetra, a Dra. Helena Pereira, a quem recorremos no início da gravidez, que acompanhou a Cristina nas consultas periódicas no hospital (a par destas consultas mensais, a Cristina também foi seguida no centro de saúde), e que deu entrada à minha mulher no sábado. Curiosamente, foi ela que também lhe deu alta, visto que tudo estava bem.
E pronto, as coisas iam meias encaminhadas para sairmos... só faltava o pediatra. Só que, no caso dele, como já é hábito nestas situações (outra Lei de Murphy...), ainda tivemos de "amargar" um bom bocado à espera do bom do Doutor. A Cristina foi participar numa reunião com as enfermeiras e outras mães que também tinham tido alta (ao todo, 12 naquela manhã; e ainda dizem que a natalidade está em baixa, eheheheheheheh...), e depois ainda deu para a Xica nanar, mamar, levar um micro-clister (já estava há mais de 24 horas sem fazer cócó, e isso não é nada bom... mas foi remédio santo; como eu costumo dizer, com um olhar maroto "um clisterzinho faz bem a muita coisa"...), nanar, a mamã comer o almoço... e só depois apareceu um estagiário para as medidas e outros exames de rotina.
Pela maneira como ele falou, deu a entender à Cristina que estava tudo 5 estrelas, e que já podíamos sair com a Xica. Liguei à Casquinha para dar a "luz verde" à "operação de extracção e transporte", tratámos de arrumar tudo e vestir a Xica. A Cristina vestiu-se para sair, chegou a minha irmã para nos dar uma mãozinha, colocámos a nossa piolhinha no "ovo", e lá fomos nós, de sacolas e Xica a tiracolo. De caminho, a enfermeira entregou-nos o relatório, e quando estávamos já na fila da Secretaria do 4º piso, eis que a enfermeira vem ter connosco: afinal, ainda faltava o pediatra "a sério" (e não apenas o estagiário... mandar rapazes fazer trabalho de homens dá nisto...) ver a Xica e assinar a alta da bébé. Lá voltou a Cristina com a Xica, acompanhada pela Casquinha, para o quarto, e eu aproveitei para tratar da papelada burocrática para despachar.
Cerca de 20 minutos depois, lá estavam elas de novo junto a mim: estava tudo porreiro, e já podíamos sair, finalmente. Fomos ter com o Avô Chico, e daí a uns minutos, entrámos na nossa casa, desta vez já com a nova ocupante, que dormia ferrada. Nem tive tempo nem presença de espírito para registar o momento, pois com sacolas e coisas para arrumar, não dá para nada eheheheheh...
Foi só o tempo de eu comer qualquer coisa, e ala para o nosso "rodinhas", para irmos a Machico apresentar a Xica aos manos (a Cristina tem mais dois filhos do anterior casamento, a Andreia, de 14 anos, e o Ricardo, de 10), e trazê-los para passar a noite de Natal connosco. E a piolhinha continuava a dormir, a preguiçosa...
Habituada desde o primeiro dia de gestação a ir e vir de carro, a Xica nem estranhou o ronronar do Clio, e fez a viagem na maior das calmas, sem qualquer protesto.
Os miúdos estavam em pulgas, como se pode adivinhar; afinal, não é todos os dias que vão conhecer a sua nova irmã. É uma situação que se torna ainda mais interessante se tivermos em conta a diferença de idades. E acolheram a minha "sementinha do Mal" com olhares embevecidos, sempre a querer vê-la e senti-la.
Ainda tivemos tempo para levá-la a conhecer a Avó São; claro está que tanto eu como a Cristina "levámos nas orelhas" por andar assim com a miúda... mas a minha mãe até se portou bem quando viu a neta pela primeira vez: não chorou. Eheheheheheh...
A Tia Catarina, essa, não perdia oportunidade para andar com a Xica ao colo. Ora, só podia... Madrinha babada.

Agora, a Xica anda naquela rotina do mama-e-dorme, com umas produções fecais bem substanciais pelo meio. Ela que vá aproveitando enquanto pode, eheheheheheheh...

E eis a fotonovela do dia, se bem que um pouco mais limitada, desta vez:
A princesinha da casa, no seu soninho descansado, sem preocupações à vista


A mana Andreia, já com aquele olhar babado típico de quem apanha com uma "prenda" destas


O mano Ricardo, ainda a digerir a emoção do dia e a treinar para algo que, certamente, daqui a uns anos, experimentará com "produção própria"


E o papá babado... sempre maravilhado com a sua piolhinha querida



E pronto, assim se passou mais um dia...
Para todos(as) , os nossos votos de Boas Festas... e que sejam muito felizes!


Papi

Sem comentários: