segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

As insónias da Xica

De vez em quando (se bem que são já vezes demais), a Xica acha graça a estar acordada até às tantas. Está no seu direito, é claro, e eu daqui a uns anos até vou achar piada e fazer-lhe companhia se ela quiser ficar acordada até tarde, para ver bonecos na TV, fazer desenhos até se cansar ou ler histórias. Aí, tudo bem...
Mas por agora convinha que respondesse ao natural chamamento do João Pestana, e assim que se sentisse cansada e ensonada, fosse nanar, como uma boa menina que é, e não como a rebelde contestatária que quer aparentar. Mas não... Nada disso... E toca a estar acordada, ora a fazer birra a ver se abreviamos o tempo de espera até à próxima refeição, ora a olhar para mim ou para a mamã (quando não é para o bendito quadro sobre o sofá) com aqueles olhinhos muito grandes tipo boneco animado japonês, e até a deitar o olhinho para aquele outro quadro, muito esquisito, ali em cima do móvel, com imagens que se mexem e fazem barulho.
E depois, mas só mesmo muito depois, é que, finalmente, cede a passar pelas brasas, deixando-se ir muito calmamente, como que a deslizar suavemente numa viagem para o país dos sonhos... para daí a uns momentos, que podem ser breves minutos ou qualquer coisa como uma hora, voltar a estar alerta por mais uns bons bocados, e insistindo veementemente para que os papás lhe façam companhia, pois, para ela, algo tão bom não deve ser só para ela. Enfim, gosta de partilhar, é o que é.
Vá lá que ainda não toca bateria ou qualquer outro instrumento musical de grande impacto...

Facto do dia: a petição actualmente a decorrer online, que dá pelo título de "Estabelecimento de medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança vítima de crimes sexuais, testemunha em processo penal", em http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html
Divulgada em mais de uma centena de blogs e vários portais de acesso online, esta petição é um instrumento reivindicativo por uma melhor intervenção do Estado Português na defesa dos superiores interesses da Criança, e é uma das tais que vale mesmo a pena subscrever.
Por isso, não percam tempo.


Papi

1 comentário:

Curiosa Qb disse...

Papi Babado,

Muito obrigado por aderir e divulgar esta causa, que é de todos nós.

As crianças merecem esta luta.

Bem-haja!